Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Tu é Leso é
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Tu é Leso éTu é Leso é
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Distrito FederalSol Nascente/Pôr do Sol

Cursos gratuitos vão capacitar 230 mulheres em situação de vulnerabilidade no Sol Nascente

Projeto Mateus oferece aulas de crochê e costura para 230 mulheres e beneficia outras 200 mães com enxovais completos para seus bebês

19 de dezembro de 2024
Compartilhar

Nesta quinta-feira (19), a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SEM-DF), em parceria com a Federação Habitacional do Sol Nascente (Fehsolna), deu início às atividades do Projeto Mateus, uma iniciativa que promove transformação social e profissional na comunidade. Com duração de seis meses, o programa tem como foco a capacitação de 230 mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo cursos de crochê e costura, além de beneficiar 200 mães com enxovais completos para seus bebês.

As peças confeccionadas pelas alunas durante o curso serão apresentadas em um desfile ao final do programa, que tem duração de seis meses | Fotos: Vinicius de Melo/SMDF

Além da formação profissional, o projeto proporciona acolhimento psicológico e social às participantes, reforçando o compromisso de oferecer mais dignidade e oportunidades para mulheres que enfrentam desafios diários. A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou a importância da iniciativa. “Muitas mães são chefes de família e encontram dificuldades para sustentar suas casas por falta de oportunidades. O Projeto Mateus oferece, além da qualificação profissional, atendimento social e psicológico para que essas mulheres possam sonhar com um futuro melhor para seus filhos”, afirmou.

“O Projeto Mateus oferece, além da qualificação profissional, atendimento social e psicológico para que essas mulheres possam sonhar com um futuro melhor para seus filhos”, destacou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira

O projeto foi idealizado a partir de vivências em hospitais, onde a presidente da Fehsolna, Edilamar de Souza, percebeu as dificuldades enfrentadas por mães de baixa renda na preparação do enxoval para seus bebês. O nome do projeto homenageia seu neto, Mateus, que faleceu em 2021, aos oito meses de vida, devido a um problema cardíaco. Essa experiência sensibilizou Edilamar para a realidade dessas mulheres e motivou a criação do programa.

Edilamar celebrou o impacto positivo do programa na comunidade. “É com muita alegria que iniciamos esse grande sonho. Já beneficiamos 200 mães com kits de maternidade. Essa ação tem transformado vidas e feito a diferença em nossa região. O programa traz dignidade, trabalho e cidadania às alunas que passarão pela capacitação profissional”, comemorou.

Com um olhar para o futuro, o Projeto Mateus não apenas capacita, mas também inspira mulheres a sonharem e construírem uma realidade melhor para si e suas famílias. Edna Lima, uma das participantes do projeto, compartilhou como a iniciativa mudou sua perspectiva. “Estou aqui para me capacitar cada vez mais. Fiz vários cursos e estou me atualizando nesta área. É um curso excelente, somos acolhidas, e só tenho a agradecer ao programa por tudo que fazem por nós. Além disso, entregamos os kits de bebê para mães que precisam tanto do nosso apoio. Estamos fazendo o bem para o próximo”, relatou, emocionada.

A iniciativa vai além da capacitação. As peças confeccionadas pelas alunas durante o curso serão apresentadas em um desfile ao final do programa, promovendo a inclusão social e fortalecendo a geração de renda no setor da moda. As doações dos kits de maternidade são destinadas às mulheres assistidas por programas sociais, em parceria com os conselhos tutelares do Sol Nascente e de Ceilândia, bem como com assistentes sociais dos hospitais locais e do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).

*Com informações da SMDF

Fonte: Agência Brasília

Leia também

Professor investigado por abuso sexual é preso em Bogotá

Incêndio em apartamento assusta moradores do Sudoeste

Obras restauradas do 8/1 começam a chegar ao Palácio do Planalto

Metrô do Distrito Federal terá duas novas estações em Samambaia

Agências do trabalhador oferecem 275 vagas de emprego nesta terça-feira (7)

Assuntos Manchete
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Distrito Federal

Professor investigado por abuso sexual é preso em Bogotá

7 de janeiro de 2025
Distrito FederalSudoeste

Incêndio em apartamento assusta moradores do Sudoeste

7 de janeiro de 2025
BrasilDistrito Federal

Obras restauradas do 8/1 começam a chegar ao Palácio do Planalto

7 de janeiro de 2025
Distrito FederalSamambaia

Metrô do Distrito Federal terá duas novas estações em Samambaia

7 de janeiro de 2025
Distrito Federal

Agências do trabalhador oferecem 275 vagas de emprego nesta terça-feira (7)

7 de janeiro de 2025

Homem morre e crianças se ferem em atropelamentos nesta segunda

6 de janeiro de 2025
Tu é Leso éTu é Leso é