Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Tu é Leso é
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Tu é Leso éTu é Leso é
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Mundo

Com presença de príncipe William e Trump, catedral de Notre-Dame reabre em Paris após 5 anos

7 de dezembro de 2024
Compartilhar

A catedral de Notre-Dame, uma das maiores igrejas do Ocidente, reabrirá as portas neste sábado, 7, após uma pausa de cinco anos para restauração. O evento garante a presença de personalidades como príncipe William e Donald Trump, contando com uma apresentação musical no sábado e uma missa solene no domingo, 8.

Contents
Presenças confirmadasPapa recusa conviteIncêndio em Notre-Dame

O monumento – localizado em Paris, na França – passava por um período de reparos desde que foi atingido por um incêndio em 2019. Durante seu governo, o presidente Emmanuel Macron conferiu prioridade para o processo de reconstrução e já fez uma longa visita à catedral na última sexta-feira, 29.

Com um máximo de 3 mil convidados, o espetáculo musical acontecerá na esplanada diante da fachada e terá como principais nomes para o concerto de gala o maestro venezuelano Gustavo Dudamel e o pianista chinês Lang Lang. Além deles, o cantor canadense Garou e a franco-beninense Angélique Kidjo estarão entre os participantes.

Presenças confirmadas

O governo da França prevê o comparecimento de mais de 100 chefes de estado nas celebrações do final de semana. O Palácio de Kensington, na Inglaterra, anunciou nesta sexta-feira, 6, que o príncipe William irá participar da cerimônia em nome do Reino Unido. Vale lembrar que a visita será realizada sem a sua esposa, princesa Catherine.

Outra presença significativa é a do presidente recém-eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Essa será a primeira viagem de Trump ao exterior desde sua vitória eleitoral, conquistada ainda este ano. O republicano divulgou em sua conta na rede social “Truth” que irá até a França para “assistir à reabertura da magnífica e histórica Catedral de Notre-Dame, que foi completamente restaurada após um incêndio devastador há cinco anos”.

Ele ainda destilou elogios a Macron e enfatizou o esforço do líder em reparar a catedral.

“O presidente Emmanuel Macron fez um trabalho maravilhoso para garantir que Notre-Dame fosse restaurada ao seu mais alto nível de glória, e ainda mais. Será um dia muito especial para todos”, acrescentou.

Donald Trump e o presidente francês cultivam boas relações desde o primeiro mandato do norte-americano. Emmanuel Macron foi, inclusive, o primeiro chefe de Estado a parabenizar Trump após sua vitória em novembro. Pela plataforma X, ele afirmou que estaria disposto a trabalhar com “respeito e ambição” junto ao republicano.

Entre as personalidades convidadas também está o presidente da Ucrânia Volodimir Zelensky. Um alto funcionário ucraniano informou à AFP que o líder do país deverá comparecer ao evento.

“O presidente ucraniano participará das celebrações por ocasião da restauração da catedral de Notre-Dame. Ele se reunirá com o presidente Macron. Outras reuniões também são possíveis, especialmente com o presidente eleito Donald Trump, que também participará do evento”, alegou a fonte.

Papa recusa convite

O líder da Igreja Católica, Papa Francisco, recusou o convite para comparecer às celebrações de reabertura da catedral de Notre-Dame. A decisão foi informada pelo Vaticano no dia 23 de novembro.

O pontífice, que já possui 87 anos, visitará a ilha francesa de Córsega apenas no dia 15 de dezembro. A viagem terá como objetivo encerrar uma conferência internacional relativa às tradições religiosas populares.

A fim de mitigar sua ausência, o Papa preparou uma mensagem para ser lida no início da cerimônia. O argentino não especificou o teor do recado, mas disse que será “destinado aos franceses”. A informação foi dada pelo reitor da Catedral de Notre-Dame, Olivier Ribadeau-Dumas, nesta quinta-feira, 5.

Incêndio em Notre-Dame

A obra de restauração da catedral parisiense custou milhões de euros para a França. O incêndio que causou a destruição da igreja – e consequentemente o custo de reparação – ocorreu no primeiro semestre de 2019.

No dia 15 de abril, alarmes de incêndio ecoaram na catedral e a missa foi interrompida, com todos os cidadãos sendo retirados rapidamente. Depois de 23 minutos, as primeiras chamas foram notadas e diversos bombeiros foram acionados, mas demoraram para chegar ao local em função do trânsito.

Antes das 20h, a icônica torre da Igreja caiu e apenas no dia seguinte foi anunciada a erradicação do fogo. Para dimensionar a gravidade dos danos, as autoridades informaram que se o acidente durasse mais meia hora, o prédio teria sido completamente destruído.

Até hoje, a causa das chamas não foi descoberta, mas o promotor-chefe da época alegou acreditar que se tratava de um acidente. Boatos dizem que o fogo teria começado por uma falha elétrica ou até mesmo por um cigarro, enquanto as obras que estavam em andamento no período também foram investigadas.

Fonte: ISTOÉ

Leia também

Terremoto deixa ao menos 95 mortos no Tibete

Brasil anuncia entrada da Indonésia como membro pleno do Brics

Papa Francisco nomeia primeira mulher para gabinete chave da Igreja

Soldado de Israel acusado de crimes em Gaza já deixou o Brasil

Sobe para seis o número de mortos no atentado de Magdeburg

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Mundo

Terremoto deixa ao menos 95 mortos no Tibete

7 de janeiro de 2025
BrasilMundo

Brasil anuncia entrada da Indonésia como membro pleno do Brics

6 de janeiro de 2025
Mundo

Papa Francisco nomeia primeira mulher para gabinete chave da Igreja

6 de janeiro de 2025
Mundo

Soldado de Israel acusado de crimes em Gaza já deixou o Brasil

6 de janeiro de 2025
Mundo

Sobe para seis o número de mortos no atentado de Magdeburg

6 de janeiro de 2025
Mundo

Elefante mata turista espanhola em santuário na Tailândia

6 de janeiro de 2025
Tu é Leso éTu é Leso é