Também houve resultado histórico na apreensão de drogas e de armas recuperadas de bandidos
Foto: Fábio Alves/SSP-AM, Nicolly Marie/SSP-AM e Divulgação SSP-AM
O Amazonas apresentou reduções recordes entre os meses de janeiro a novembro deste ano em comparação ao mesmo período de 2024, nos crimes de homicídios, que caíram mais de 32%, nos roubos a ônibus com menos 61%, de celulares 30%, e apreensão histórica de drogas com 43,3 toneladas apreendidas e mais de 1,4 mil armas retiradas das mãos de criminosos.
Os números são resultados diretos dos investimentos realizados pelo Governo do Amazonas na Segurança Pública do estado aliados ao empenho das Polícias Civil (PC-AM), Militar (PMAM), do Corpo de Bombeiros (CBMAM) e do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC).
“Eu destaco a importância dos investimentos feitos pelo governador Wilson Lima, porque eles foram desde equipamentos até aos nossos profissionais. A SSP-AM atua na coordenação, em buscar e aplicar recursos, dialogar com as instituições e esses resultados é trabalho dos policiais militares e civis que estão nas ruas, da perícia que pega e consolida isso como prova técnica, garantindo que o trabalho desses policiais possam chegar à justiça”, disse o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida.
Os investimentos possibilitam que as forças policiais operem com novos recursos operacionais como as câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial, que vieram para somar com os equipamentos de inteligência do Paredão, que foram integrados às viaturas tanto da PM quanto da PC. Somam-se a isso, novos armamentos e equipamentos fluviais como as lanchas blindadas e a nova Base Arpão, que ampliaram e fortaleceram a segurança nos rios.
Principais resultados
O fortalecimento das Forças de Segurança resultou em quedas históricas entre os meses de janeiro a novembro. Uma delas foi nos números de homicídios, onde durante esse período o estado registrou redução de 32%, saindo de 973 para 658 casos. Em Manaus a diminuição foi ainda maior, 43%saindo de 654 para 353 crimes.
Os casos de feminicídios também apresentaram redução expressiva de menos 13 casos. Em 2024 foram registrados no estado, 29 casos, este ano 16. Já na capital foram menos 9 registros. A redução coloca o estado como o primeiro lugar em desempenho relacionado à redução desse tipo de crime.
O comandante-geral da Polícia Militar, Klinger Paiva, destacou que os resultados alcançados refletem o comprometimento diário da corporação e a união estratégica entre todas as forças de segurança do Estado. Segundo ele, cada operação, cada apreensão e cada ação realizada demonstra a seriedade com que a PM atua para proteger a população e fortalecer o combate ao crime. “Fruto de uma integração, um trabalho, uma sinergia que existe entre as forças de segurança e sempre em prol de buscar o melhor resultado para a sociedade. E a Polícia Militar tem apresentado recordes em apreensões, de forma crescente, graças ao trabalho árduo dos nossos policiais, para oferecer mais segurança para a população”, explicou.
Crimes contra o patrimônio
Em relação aos crimes contra o patrimônio o desempenho foi ainda maior, principalmente nos casos de roubo ao ônibus do transporte coletivo. Em todo o estado a queda chegou a 61%, saindo de 827 para 325 casos. Em Manaus a queda foi de 57%. Durante todo esse período, a SSP-AM registrou dois roubos nas rotas do Distrito Industrial.
Foto: Fábio Alves/SSP-AM, Nicolly Marie/SSP-AM e Divulgação SSP-AM
Outra queda histórica foi registrada nos roubos a celulares, que apresentaram redução de 30%, saindo de 20.891 para 15.685. Já na capital esse número saiu de 20.120 para 14.028, o que representa uma queda de 30%. Os números foram destacados pelo delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres.
“Trabalhamos em conjunto com um único objetivo, e é assim que chegamos aos avanços que estamos apresentando. Estou vendo um trabalho de atendimento integrado para que possamos continuar alcançando esses resultados”, ressaltou Torres.
Em relação ao roubo de veículos, os números seguem em redução desde 2022. Este ano, no período já destacado, o Amazonas contabilizou 551 casos desta natureza, enquanto em 2024 esse crime chegou a ter 790 registros, o que representa queda de 30%.
Os roubos às residências, pedestres, e aos comércios apresentaram queda de, 31%30%, 25%, respectivamente.
Produtividade
Entre janeiro e o dia 8 de dezembro, o Amazonas superou a quantidade de drogas apreendidas no estado. Durante esse período, as Forças de Segurança o quantitativo de droga apreendida em 2024, ao retirar de circulação 43,263 toneladas.
Outra marca foi alcançada na apreensão de armas de fogo, que entre janeiro a novembro foram 1.488 armas apreendidas. Além disso, aumentou o número de cumprimento de mandados de prisão, que superou 3.811, aumentando em 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
O post Desempenho recorde: Amazonas tem queda nos registros de homicídios, roubo a ônibus e de celulares em 2025 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.
