Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Tu é Leso é
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Tu é Leso éTu é Leso é
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Mundo

Guardas da Coreia do Sul impedem prisão de presidente afastado

Apoiadores querem evitar a prisão de Yoon "com nossas vidas"

3 de janeiro de 2025
Foto: Gabinete presidencial
Compartilhar

Guardas presidenciais e tropas militares da Coreia do Sul impediram que autoridades prendessem o presidente afastado do país, Yoon Suk Yeol (foto), nesta sexta-feira (3), em um tenso impasse de seis horas dentro do complexo presidencial, no centro de Seul.

Contents
SegurançaTentativa de prisão

Yoon está sendo investigado criminalmente por insurreição devido à decretação de lei marcial de 3 de dezembro, que surpreendeu a Coreia do Sul e determinou a emissão do primeiro mandado de prisão para um presidente em exercício.

“Foi julgado que era praticamente impossível executar o mandado de prisão devido ao impasse em andamento”, disse o Escritório de Investigação de Corrupção para Funcionários de Alto Escalão (CIO), em um comunicado.

Centenas de apoiadores de Yoon se reuniram durante a madrugada perto de sua residência nesta sexta-feira, prometendo impedir a prisão dele “com nossas vidas”.

Funcionários do CIO, que está liderando uma equipe conjunta de investigadores, chegaram aos portões do complexo presidencial pouco depois das 7h da manhã (horário local) e entraram a pé.

Segurança

Uma vez dentro do complexo, o CIO e a polícia foram superados em número por cordões de pessoal do Serviço de Segurança Presidencial (PSS), bem como por tropas destacadas para a segurança presidencial, disse um funcionário do CIO aos repórteres.

Mais de 200 agentes e soldados do PSS bloquearam os oficiais do CIO e a polícia. Embora tenha havido altercações e os agentes do PSS parecessem estar portando armas de fogo, nenhuma arma foi sacada.

Yoon, que está isolado desde que foi aberto um processo de impeachment contra ele e foi afastado do poder em 14 de dezembro, não foi visto durante o impasse.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse que as tropas estavam sob o controle do PSS.

O CIO cancelou a tentativa de prender Yoon por volta das 13h30 (horário local) devido a preocupações com a segurança de seu pessoal e disse que “lamentava profundamente” o não cumprimento da medida.

O CIO disse que consideraria seus próximos passos. A polícia, que faz parte da equipe de investigação conjunta, apontou o chefe do PSS e o delegado como suspeitos em um processo criminal por obstrução do dever oficial e emitiu intimações para que eles comparecessem para interrogatório no sábado, informou a Yonhap.

A insurreição é uma das poucas acusações criminais das quais um presidente sul-coreano não tem imunidade. O mandado de prisão contra Yoon, aprovado por um tribunal na terça-feira depois que ele ignorou várias convocações para comparecer para interrogatório, tem validade até 6 de janeiro.

Tentativa de prisão

Em uma declaração após a suspensão da tentativa de prisão, a equipe jurídica de Yoon disse que o CIO não tem autoridade para investigar insurreição e que é lamentável que tivesse tentado executar um mandado ilegal em uma área de segurança sensível.

A declaração advertiu a polícia contra o apoio à tentativa de prisão. O gabinete presidencial entrou com uma queixa criminal contra três emissoras e proprietários de canais do YouTube por filmagens não autorizadas da residência presidencial, que, segundo o gabinete, é “uma instalação segura diretamente ligada à segurança nacional”.

O mandado atual dá aos investigadores apenas 48 horas para manter Yoon preso. Os investigadores devem decidir se solicitam um mandado de detenção ou se o liberam.

Kim Seon-taek, professor de Direito da Universidade da Coreia, disse que visar a liderança do PSS pode permitir que os investigadores enfraqueçam a capacidade de resistência do serviço para que possam tentar novamente executar o mandado, o que é “uma maneira rude” de proceder.

Uma maneira melhor, disse ele, seria o presidente interino Choi Sang-mok exercer seu poder de ordenar que o PSS cooperasse. Mais tarde, o CIO disse que pediria a Choi que desse essa ordem.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Terremoto deixa ao menos 95 mortos no Tibete

Brasil anuncia entrada da Indonésia como membro pleno do Brics

Papa Francisco nomeia primeira mulher para gabinete chave da Igreja

Soldado de Israel acusado de crimes em Gaza já deixou o Brasil

Sobe para seis o número de mortos no atentado de Magdeburg

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Mundo

Terremoto deixa ao menos 95 mortos no Tibete

7 de janeiro de 2025
BrasilMundo

Brasil anuncia entrada da Indonésia como membro pleno do Brics

6 de janeiro de 2025
Mundo

Papa Francisco nomeia primeira mulher para gabinete chave da Igreja

6 de janeiro de 2025
Mundo

Soldado de Israel acusado de crimes em Gaza já deixou o Brasil

6 de janeiro de 2025
Mundo

Sobe para seis o número de mortos no atentado de Magdeburg

6 de janeiro de 2025
Mundo

Elefante mata turista espanhola em santuário na Tailândia

6 de janeiro de 2025
Tu é Leso éTu é Leso é