Nesta quarta-feira, 10/12, equipes da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalharam na recuperação emergencial do sistema de drenagem profunda na avenida Japurá, no Centro, zona Sul da capital. A estrutura foi comprometida após as fortes chuvas e o excesso de resíduos descartados de forma irregular na área.
O acúmulo de lixo na região sobrecarregou a estrutura, bloqueou a tubulação e provocou o rompimento de vários trechos da tubulação, resultando em alagamentos e transtornos que afetam quem vive e circula pelo local.
O vice-prefeito e secretário de obras, Renato Junior, reforçou a dedicação das equipes e alertou sobre a responsabilidade coletiva na preservação da infraestrutura pública.
“Nossos trabalhadores estão nas ruas noite e dia, faça chuva ou faça sol. Estamos enfrentando desafios com muito trabalho. Como determina o prefeito David Almeida, seguimos em ação para garantir uma infraestrutura melhor, mas precisamos também, da consciência dos moradores. O lixo é um dos principais inimigos dos sistemas de drenagem. Cuidar da cidade é uma missão de todos”, destacou Renato Junior.
As equipes seguem atuando de forma contínua, com agilidade e comprometimento, para garantir o pleno funcionamento da rede de drenagem e minimizar os impactos provocados pelas fortes chuvas e pelo descarte irregular de lixo.
Moradora da área, a cozinheira Rosiane da Silva, 44, reconhece o esforço da prefeitura. “A maioria das pessoas joga lixo fora do lixo e isso prejudica todos aqui. Já alagou várias vezes, mas agora, com os serviços, a situação será diferente, a prefeitura veio em nosso socorro. As equipes estão trabalhando pelo bem de todos”, afirmou a moradora.
—- —- —-Texto – Maria Amed/ Seminf Fotos – Márcio Melo/Seminf
